SOLAR

Energias Renováveis
Energia solar

  • A Junkers é líder em água quente na Europa há mais de 100 anos e tem mais de 30 anos de experiência em energia solar.

  • Um sistema solar térmico é uma instalação que permite utilizar a inesgotável fonte de energia que é o sol, para aquecimento de água sanitária.

  • A escolha final de um sistema solar térmico, varia consoante a região do país e as necessidades de água quente, tendo em conta o número de pessoas que habita na casa e os hábitos diários de consumo de água.

  • A Junkers comercializa uma gama completa de soluções de sistemas solares térmicos, para o setor doméstico, unifamiliar e multifamiliar, setor terciário e industrial.

  • A utilização de energias renováveis pode fazer subir um a dois níveis na classificação energética dos edifícios. Esta classificação é obrigatória para todas as casas que se venda ou alugue.



Existem 2 tipos de sistemas solares térmicos:

Sistema Solar Forçado
Este sistema é composto por painéis, depósito de acumulação, bomba de circulação, central de controlo e outros componentes. Nesta opção, o depósito fica no interior da habitação.

Sistema Solar Termossifão
Este sistema é composto por 11 ou 2 painéis, depósito de água e acessórios de ligação, tudo integrado num só produto.

O funcionamento
de um sistema solar térmico

Consiste em fazer circular um fluido(água com anticongelante) pelo interior de tubos do absorvedor do painel, onde se dá o aquecimento por efeito da radiação solar incidente. Este fluido é conduzido através de uma bomba de circulação ou por efeito termossifão até um permutador de calor, para que se aqueça a água acumulada num depósito.
A instalação deve contar com um equipamento de apoio que garanta disponibilidade de água quente nos momentos em que as condições meteorológicas não sejam adequadas para a captação solar ou quando o consumo de água quente seja muito elevado.


Voltar à página principal